A Pedagogia Waldorf é baseada na Antroposofia – palavra de origem grega que significa “sabedoria humana”.
OBJETIVOS
Fundamentalmente, ela tem como objetivo desenvolver a personalidade de forma equilibrada e integrada, estimulando o florescimento na criança e no jovem de:
+ Clareza do raciocínio;
+ Equilíbrio emocional;
+ Iniciativa da ação.
Rudolf Steiner desenvolveu um currículo que incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo. Distinguindo-se desde o início por ideais e métodos até hoje revolucionários, a pedagogia Waldorf é extremamente atual para nosso tempo, quando as questões humanas, o espírito cidadão e a responsabilidade social têm sido temas constantes em todas as esferas.
ANTROPOSOFIA
A Antroposofia é o caminho de conhecimento que responde às indagações do homem moderno sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre as relações humanas para as quais a ciência atual ainda não encontrou respostas. O homem moderno se vê dividido entre religião, arte e ciência, como se fossem caminhos antagônicos e excludentes. A Antroposofia busca integrar no homem esses três âmbitos. No sentido mais amplo, Antroposofia é humanismo – tudo que se relaciona com o ser humano lhe é fundamental.
O que a ciência tradicional fez para conhecer o mundo concreto, a Antroposofia faz para conhecer as leis que regem o espírito humano na vida ética, social e, mais amplamente, cultural, tanto para o presente quanto para o futuro. A Antroposofia não enxerga o homem de forma meramente pragmática e materialista, mas como ser que age no mundo de forma responsável para consigo e para com os outros.
O homem não é visto apenas como um animal racional, dotado de uma inteligência especial que lhe permite dominar o mundo, nem é visto como ser meramente dotado de fé no mundo espiritual, nem tampouco de forma sentimentalista. Em sua abordagem integrativa, a Antroposofia o enxerga como ser espiritual que age no mundo por meio de suas sensações físicas e de seus sentimentos.