A época de São João remete-se à própria história de São Joâo Batista, que viveu no deserto por muitos anos, alimentando-se de frutas e mel, e preparando-se para atuar na Terra como um anunciador de Cristo, que cuida das almas de todos à sua volta.
Segundo nos conta a Bíblia, quando chegou a época, São João foi chamado por Deus para seguir com sua missão, e partiu a pregar, proclamando com intensidade que todos deveriam transformar suas vidas para a chegada do Cristo, o que está simbolizado no ritual do Batismo, assim como na imagem da fogueira, tão importante na celebração do período.
Nessa época, vivencia-se também o recolhimento propiciado pela chegada do inverno, que oportuniza reflexão e fortalecimento para a espera da posterior renovação da vida, percebida durante o retono do calor e da prosperidade da natureza.
Envolvidos pelo espírito joanino, podemos nos concentrar em nosso mundo interior para fazer um balanço, “queimar” aquilo que não nos serve mais e abrir espaço para a luz que torna a vida plena e repleta do amor pelo próximo, fazendo brilhar nossas lanternas por todo o caminho.
A época de São João guarda carinho e respeito pelas particularidades de nossa cultura, celebrando danças, músicas e alimentos que compõem a expressão de tradições de várias regiões de nosso país – o que, na Escola Waldorf, acontece especialmente nas turmas entre o 1º e o 9º anos.