Rua Baluarte, 111
Vila Olímpia - SP - Brasil
Fone: +55 11 3044-2000

A Pedagogia Waldorf é baseada na Antroposofia – palavra de origem grega que significa “sabedoria humana”.

OBJETIVOS

menino pipa

Fundamentalmente, ela tem como objetivo desenvolver a personalidade de forma equilibrada e integrada, estimulando o florescimento na criança e no jovem de:

+ Clareza do raciocínio;

+ Equilíbrio emocional;

+ Iniciativa da ação.

Rudolf Steiner desenvolveu um currículo que incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo. Distinguindo-se desde o início por ideais e métodos até hoje revolucionários, a pedagogia Waldorf é extremamente atual para nosso tempo, quando as questões humanas, o espírito cidadão e a responsabilidade social têm sido temas constantes em todas as esferas.

ANTROPOSOFIA

A Antroposofia é o caminho de conhecimento que responde às indagações do homem moderno sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre as relações humanas para as quais a ciência atual ainda não encontrou respostas. O homem moderno se vê dividido entre religião, arte e ciência, como se fossem caminhos antagônicos e excludentes. A Antroposofia busca integrar no homem esses três âmbitos. No sentido mais amplo, Antroposofia é humanismo – tudo que se relaciona com o ser humano lhe é fundamental.

crianças mundo
O que a ciência tradicional fez para conhecer o mundo concreto, a Antroposofia faz para conhecer as leis que regem o espírito humano na vida ética, social e, mais amplamente, cultural, tanto para o presente quanto para o futuro. A Antroposofia não enxerga o homem de forma meramente pragmática e materialista, mas como ser que age no mundo de forma responsável para consigo e para com os outros.

O homem não é visto apenas como um animal racional, dotado de uma inteligência especial que lhe permite dominar o mundo, nem é visto como ser meramente dotado de fé no mundo espiritual, nem tampouco de forma sentimentalista. Em sua abordagem integrativa, a Antroposofia o enxerga como ser espiritual que age no mundo por meio de suas sensações físicas e de seus sentimentos. 

linha do tempo

A INOVAÇÃO SEMPRE FEZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA

O Jardim da Infância foi aberto recebendo crianças a partir dos 3 anos, quando 4 anos era a idade mínima praticada. Anos depois, passou a receber as crianças a partir dos 2 anos de idade, atendendo à necessidade das famílias de forma responsável. A introdução dos professores especialistas de Matemática e Português no Ensino Fundamental também foi inovadora, assim como o desenvolvimento do projeto “Estágio Social” e de vários outros.

A escola caminha para o quinto setênio com base sólida, fundamentada na Antroposofia. Está determinada a ter uma sede inteiramente própria para que possa perpetuar sua missão e atender a comunidade localizada numa área mais central da cidade de São Paulo.

Expressamos nossa gratidão às fundadoras por terem tido a visão e o impulso para a criação da escola e por toda a comunidade que renova seu compromisso com a educação a cada dia.

Caso queira fazer parte dessa causa, acesse o link Por que doar? e conheça um pouco mais sobre os nossos projetos.

 

RECEBA NOSSAS NOTICIAS

Certifique-se de que você não perca interessantes acontecimentos, inscreva-se na nossa newsletter.

Subscrição efetuada!

Perguntas Frequentes

Pedagodia Waldorf

A pedagogia Waldorf é apontada pela UNESCO como "o modelo de pedagogia capaz de responder desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais".

Parceiros da Educação

Associação Parceiros da Educação para a Vida possui o título de:

           

Conecte-se conosco

Siga-nos e entre em contato.

 EWSP facebook   EWSP - Yooutube

Contate-nos

Estamos localizados na Cidade de São Paulo

Rua Baluarte, 111 - Vila Olímpia