Rua Baluarte, 111
Vila Olímpia - SP - Brasil
Fone: +55 11 3044-2000

A ESCOLA WALDORF SÃO PAULO (EWSP) oferece educação de qualidade do Maternal ao 12º ano com base no conhecimento profundo do ser humano e da sua evolução, tendo como fonte a antroposofia desenvolvida por Rudolf Steiner.A Pedagogia Waldorf permite que qualquer criança, independentemente de seus talentos, possa desenvolver as suas próprias capacidades físicas, manuais, artísticas e intelectuais. A vida em classe e na escola tende a despertar também suas habilidades sociais.O aluno aprende a desenvolver seu pensamento autônomo, sua própria força e uma capacidade de iniciativa e de aprendizagem que irá acompanhá-lo ao longo da vida.Somos uma escola sem fins lucrativos, que aplica o modelo de gestão participativa e financeiramente autônoma. O corpo administrativo é exercido pela mantenedora, a Associação da Educação para a Vida, formada por pais, educadores e funcionários. 


A Escola Waldorf São Paulo tem 31 anos e queremos que se perpetue. Ela nasceu da iniciativa de duas professoras Waldorf, Sônia Mendes Corrêa e Lucy Pessoa Panzoldo, que fundaram um Jardim da Infância na Rua Melo Alves, no bairro dos Jardins.As fundadoras trabalharam por muitos anos como professoras do Ensino Fundamental em outras escolas Waldorf e decidiram preparar muito bem os futuros professores para o exercício da pedagogia Waldorf, buscando atender às necessidades da comunidade e  à diversidade cultural brasileira.

Fundada em 1983 com o nome“Sol Associação Pedagógica” e, a princípio, teria somente o Jardim da Infância, mas, à medida que as crianças foram crescendo, os pais impulsionaram a abertura do Ensino Fundamental, o que ocorreu em1989. A escola cresceu e mudou de endereço, passando a funcionar na Rua das Fiandeiras, 134.Mais uma vez o espaço físico tornou-se pequeno para acolher os alunos e, em 1991, a escola mudou-se para a Rua Baluarte, 111, onde está até hoje.Ao fim do nosso segundo setênio de escola, pais e professores tiveram a iniciativa de criar o Ensino Médio.

As fundadoras e o corpo pedagógico dedicaram-se ainda mais na formação dos professores  especialistas, enquanto os pais investiram na aquisição do terreno e na  construção do prédio, que foram doados a escola.

Em1996, a escola passou a chamar-se Escola Waldorf de São Paulo e formou  a primeira turma do Ensino Fundamental II.

Em1997, a escola abriu o Ensino Médio, dando continuidade a um projeto dedicado à educação de crianças e jovens, sempre em parceria com a comunidade de professores, pais e funcionários.Mais um setênio se passou e um novo impulso surgiu: transformar a escola numa associação. E assim foi feito.

Em2004, foi criada a Associação Parceiros da Educação para a Vida, composta por pais, professores e funcionários que desejavam revigorar o projeto da escola num momento em que várias escolas passavam por crise financeira. Nesse mesmo ano, ocorreu a transição para o modelo de gestão participativa, num processo que contou com o apoio da Federação das Escolas Waldorf no Brasil e de toda a comunidade.

Em2005, a escola passou a chamar-se Escola Waldorf São Paulo e vivencia-se, desde então, uma gestão compartilhada pela Mantenedora, pela Conferência Interna e pelo Conselho de Pais, além de várias Comissões de trabalho que são criadas com propósitos específicos.


Conheça mais sobre a Pedagogia Waldorf

NOSSOS VALORES

  • Coragem para transformar sempre;
  • Compromisso com a autoeducação e o desenvolvimento coletivo;
  • Inclusão com responsabilidade;
  • Reconhecimento e atuação na realidade brasileira;
  • Valorização e respeito ao indivíduo em desenvolvimento, de acordo com a Antroposofia;
  • Cultivo permanente da confiança, doação e gratidão.

 

NOSSA MISSÃO

Atuar pelo desenvolvimento harmonioso da criança e do jovem, em um ambiente de convergência de forças em prol do pensar lúcido, do equilíbrio nas emoções e de uma atuação consciente.

linha do tempo

A INOVAÇÃO SEMPRE FEZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA

O Jardim da Infância foi aberto recebendo crianças a partir dos 3 anos, quando 4 anos era a idade mínima praticada. Anos depois, passou a receber as crianças a partir dos 2 anos de idade, atendendo à necessidade das famílias de forma responsável. A introdução dos professores especialistas de Matemática e Português no Ensino Fundamental também foi inovadora, assim como o desenvolvimento do projeto “Estágio Social” e de vários outros.

A escola caminha para o quinto setênio com base sólida, fundamentada na Antroposofia. Está determinada a ter uma sede inteiramente própria para que possa perpetuar sua missão e atender a comunidade localizada numa área mais central da cidade de São Paulo.

Expressamos nossa gratidão às fundadoras por terem tido a visão e o impulso para a criação da escola e por toda a comunidade que renova seu compromisso com a educação a cada dia.

Caso queira fazer parte dessa causa, acesse o link Por que doar? e conheça um pouco mais sobre os nossos projetos.

 

RECEBA NOSSAS NOTICIAS

Certifique-se de que você não perca interessantes acontecimentos, inscreva-se na nossa newsletter.

Subscrição efetuada!

Perguntas Frequentes

Pedagodia Waldorf

A pedagogia Waldorf é apontada pela UNESCO como "o modelo de pedagogia capaz de responder desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais".

Parceiros da Educação

Associação Parceiros da Educação para a Vida possui o título de:

           

Conecte-se conosco

Siga-nos e entre em contato.

 EWSP facebook   EWSP - Yooutube

Contate-nos

Estamos localizados na Cidade de São Paulo

Rua Baluarte, 111 - Vila Olímpia