Rua Baluarte, 111
Vila Olímpia - SP - Brasil
Fone: +55 11 3044-2000

Diariamente nos deparamos com os desafios de educar nossos filhos, principalmente por vivermos numa época onde se valoriza mais o “ter”, em detrimento do “ser”.

Sabemos que a tarefa de educar se inicia nos lares e se estende até a comunidade escolar. Por isso, cada vez mais e a cada dia, os laços entre famílias e escola, precisam ser estreitos.

A Pedagogia Waldorf, fruto de uma Ciência Espiritual, traz como princípio básico, o processo da auto-educação; e só existe auto-educação quando conseguimos criar o ambiente propício, oferecendo condições para o desenvolvimento integral da criança e do jovem. Só assim, o espírito pode revelar as predisposições que traz ao mundo, que são os seus próprios talentos e desafios.

Nossa responsabilidade como educadores é justamente contribuir para que esse processo seja saudável e harmonioso. E sendo parte desse ambiente, precisamos também nos trabalhar, nos nutrir. A auto-educação é a base e o fundamento de qualquer pessoa que queira educar; uma vez que educar não é incutir “algo” no outro, mas sim permitir que esse “algo” venha à tona.  

Dessa reflexão, surge o nosso impulso. E desse impulso, o nosso convite. Um convite especial, para que formemos um grupo de estudos, que vai permitir a ampliação do conhecimento e da nossa consciência. Juntos teremos mais chances de perceber as necessidades daqueles que nos foram confiados, podendo nos apoiar mutuamente, dividir dores, anseios, frustrações e também as experiências positivas e felizes.

Lidar com todas as questões que fazem parte da lista de preocupações de qualquer mãe, pai e professor, de maneira consciente é, antes de tudo, o caminho da auto-educação; pois considerando que cada ser é único, não existe a fórmula de sucesso, mas sim o desejo de crescer continuamente por meio da observação do outro e de nós mesmos. Sendo assim, não podemos nos esquecer que educamos o outro educando a nós mesmos!

Nossos encontros serão quinzenais, às terças-feiras, das 07h30 às 08h30, na Biblioteca.

Esperamos por vocês!


Conselho de Pais

“A verdade vivenciada em conjunto é força de vida na aspiração da humanidade.”

Rudolf Steiner

PEDAGOGIA WALDORF

"UM CALMO DEMORAR-SE NAS BELEZAS DA VIDA DÁ À ALMA A FORÇA DO SENTIR. UM CLARO PENSAR NAS VERDADES DA EXISTÊNCIA TRAZ AO ESPÍRITO A LUZ DO QUERER"

Rudolf Steiner

ESCOLA WALDORF LIVRE

    

STEINERE, 1919, na cidade de Stuttgart, na Alemanha, Rudolf Steiner (1861-1925) – filósofo, cientista e artista austríaco – foi convidado por Emil Molt, proprietário da empresa Waldorf-Astoria, para proferir uma série de palestras em sua fábrica.

Demonstrando grande interesse pelas ideias de Steiner, os funcionários da Waldorf-Astoria solicitaram que ele próprio fundasse e dirigisse uma escola para educar seus filhos.

Molt não apenas apoiou a ideia como ofereceu o financiamento necessário para a concretização da ideia dos operários. Para aceitar o convite, Steiner enumerou quatro condições que, em sua visão, eram fundamentais para criar a escola:

1. A escola seria aberta, indistintamente, para todos os públicos.
2. Ela deveria ser co-educacional; apresentando um currículo unificado de 12 anos.
3. Os professores seriam responsáveis também pela direção e pela administração da escola.
4. A escola não deveria visar a fins lucrativos e deveria ter mínima interferência governamental.

Molt concordou com as condições apresentadas por Steiner e, em 7 de setembro de 1919, foi aberta a Die Freie Waldorfschule (A Escola Waldorf Livre).

RECEBA NOSSAS NOTICIAS

Certifique-se de que você não perca interessantes acontecimentos, inscreva-se na nossa newsletter.

Subscrição efetuada!

Perguntas Frequentes

Pedagodia Waldorf

A pedagogia Waldorf é apontada pela UNESCO como "o modelo de pedagogia capaz de responder desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais".

Parceiros da Educação

Associação Parceiros da Educação para a Vida possui o título de:

           

Conecte-se conosco

Siga-nos e entre em contato.

 EWSP facebook   EWSP - Yooutube

Contate-nos

Estamos localizados na Cidade de São Paulo

Rua Baluarte, 111 - Vila Olímpia