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Pedagogia Waldorf

FAQs - Pedagogia Waldorf

Pedagogia Waldorf

Em 1919, na cidade de Stuttgart, na Alemanha, Rudolf Steiner (1861-1925) – filósofo, cientista e artista austríaco – foi convidado por Emil Molt, proprietário da empresa Waldorf-Astoria, para proferir uma série de palestras em sua fábrica de cigarros.
Demonstrando grande interesse pelas ideias de Steiner, os funcionários da Waldorf-Astoria solicitaram que ele próprio fundasse e dirigisse uma escola para educar seus filhos.
Simpatizante da teoria social desenvolvida por pensador austríaco – a Trimembração Social – Molt não apenas apoiou a ideia como ofereceu o financiamento necessário para a concretização da ideia dos operários.Para aceitar o convite, Steiner enumerou quatro condições que, em sua visão, eram fundamentais para criar a escola:

  1. Seu ensino seria aberto, indistintamente, para todos os públicos.
  2. Ela deveria ser co-educacional; apresentando um currículo unificado de 12 anos.
  3. Os professores seriam responsáveis também pela direção e pela administração.
  4. A escola não deveria visar fins lucrativos e deveria ter mínima interferência governamental.

Molt concordou com as condições apresentadas por Steiner e, em 7 de setembro de 1919, foi aberta a Die Freie Waldorfschule (A Escola Waldorf Livre). A Pedagogia Waldorf é baseada na antroposofia – palavra de origem grega que significa “sabedoria humana”.

Outras Informações:
Pedagogia Waldorf - UM BREVE HISTÓRICO de Rosely A. Romanelli (Doutora em Educação pela FE/ USP. Professora do Departamento de Letras da UNEM AT – Campus de Pontes e Lacerda.)

http://www2.unemat.br/revistafaed/contet/vol/vol_10/artigo_10/145_169.pdf

Rudolf Steiner nasceu em 1861 em Kraljevec (Áustria), atual Croácia. Depois da formação técnica em Viena, ele trabalhou os arquivos de Goethe em Weimar, na Alemanha. É dessa época seu livro mais importante: A filosofia da liberdade (1894). O contato com as obras científicas de Goethe o ajudou a aprofundar seus estudos em muitas áreas, como economia, medicina, arte, filosofia, arquitetura, agricultura, pedagogia, etc.
Steiner é o fundador da antroposofia, conhecimento que leva as pessoas à sabedoria, ou simplesmente para mais humanidade. No caos econômico e social que se seguiu à Primeira Guerra Mundial, a grande preocupação de Rudolf Steiner era encontrar soluções para os problemas mais urgentes para a época e o futuro. Sua metodologia de ensino centra-se no desenvolvimento da criança como um todo, baseando-se em um conhecimento profundo da natureza humana.
Após alguns anos em Berlim como redator literário, passou a dedicar-se à atividade de conferencista e escritor, no intuito de expor e divulgar os resultados de suas pesquisas científico-espirituais na Sociedade Teosófica e mais tarde na Sociedade Antroposófica, por ele fundada. Rudolf Steiner morreu em 1925 na Suíça. Deixou uma obra importante (livros, artigos, ensaios e conferências).

Saiba Mais

Rudolf Steiner – Wikipédia, a enciclopédia livre
pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Steiner
Rudolf Steiner (Kraljevec, fronteira austro-húngara, 27 de fevereiro de 1861 — Dornach, Suíça, 30 de março de 1925) foi filósofo, educador, artista e esoterista
Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB)
Mais sobre Rudolf Steiner

Fundamentalmente, ela tem como objetivo desenvolver a personalidade de forma equilibrada e integrada, estimulando o florescimento na criança e no jovem de:
• clareza do raciocínio
• equilíbrio emocional
• iniciativa da ação
Um conhecimento profundo da natureza da infância forma a base dessa pedagogia. Rudolf Steiner desenvolveu um currículo que incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo. Uma grande ênfase é colocada na observação do meio, estágios em trabalhos manuais e cursos de artes. Os ensinamentos não acontecem apenas por intermédio dos ouvidos e das mãos das crianças, mas em seus corações e em suas mentes.
Outras características pedagógicas específicas:
Respeito ao ritmo das crianças
Ensino por períodos
Integração social
Abertura para o mundo
Avaliação individual
Colaboração entre pais, alunos e educadores.


Steiner Education
http://www.cambridge-steiner-school.co.uk/further_info/steiner_schools_in_england_including_comparison_with_the_maintained_sector.pdf
A report was published in 2005 called "Steiner Schools in England" by Philip Woods, Martin Ashley and Glenys Woods of the University of West of England, Bristol.

A educação formal, que começa aos seis anos, é introduzida a um ritmo que respeite a jornada de desenvolvimento emocional, social, físico e intelectual da criança. Em uma escola Steiner, aptidão matemática, compreensão científica e o amor pela leitura e pela escrita são desenvolvidos de forma diferente da educação convencional.
Sob a ótica da Pedagogia Waldorf, a verdadeira educação envolve o despertar das capacidades: a habilidade de pensar clara e criticamente, de entender e experimentar os fenômenos naturais, e de distinguir o belo, o bom e o verdadeiro.
Entre os 6 e 7 anos de idade, as crianças já adquiriram uma base firme no desenvolvimento da linguagem e possuem as habilidades físicas e sociais necessárias e uma alegria para a aprendizagem. O aprendizado de novos conteúdos é combinado e enriquecido com contação de histórias, atividades físicas e artísticas, o que melhora a experiência de aprendizagem em todas as disciplinas. As crianças desenvolvem uma conexão com seus corpos, habilidade e destreza nas mãos e dedos, uma nutrição para toda a vida.
Há evidências de que crianças saudáveis que aprendem a ler mais tarde são capazes rapidamente de acompanhar e por vezes podem ultrapassar as crianças que aprenderam a ler mais cedo. Além disso, são muito menos propensos a desenvolver o "cansaço pela leitura", que afeta muitas crianças que aprenderam a ler muito cedo. Em vez disso, há um vivo interesse na leitura e na aprendizagem que continua na vida adulta.
 

*For example: Dr Sebastian Suggate (2010) on “Early Reading Instruction: does it really improve reading in the long term?”

Dr Sebastian Suggate (2010) on “Early Reading Instruction: does it really improve reading in the long term?” (Alfabetização antecipada: isso realmente melhora a leitura, a longo prazo?)

Steiner schools – has their time come?
Steiner schools are hoping the time could soon come for them to be given state funding. Are they right?
http://www.theguardian.com/education/2009/dec/01/steiner-schools-cambridge-review

Não. Nascida num ambiente operário, a Pedagogia Waldorf acredita numa educação democrática a que todos tenham acesso. Mas, como todo sistema educacional, apresenta necessidades materiais. O fato de as escolas Waldorf seguirem rigorosamente seus princípios muitas vezes as levam a custos não incorporados por outras metodologias, como instrumentos musicais e material adequado para trabalhos manuais. Esse primor pela qualidade exige um investimento, embora existam escolas Waldorf que funcionem exemplarmente em regiões carentes, pois o envolvimento da comunidade é decisivo para criar condições a fim de a pedagogia ser colocada em prática.

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Pedagodia Waldorf

A pedagogia Waldorf é apontada pela UNESCO como "o modelo de pedagogia capaz de responder desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais".

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