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Educação

Pedagogia Waldorf

FAQs - Educação

Educação

Existem 1063 escolas Waldorf - Steiner em mais de 60 países, conforme dados mais recentes. É a rede de escolas que mais cresce atualmente. No Brasil, de acordo com a Federação das Escolas Waldorf no Brasil, FEWB, que congrega todas as escolas Waldorf existentes no país, são 62 instituições filiadas. Além da capital e do interior de São Paulo, há instituições em outros estados, como Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Pernambuco e Goiás.


Today there are 1063 Waldorf and Rudolf Steiner schools in 60 countries.
http://www.freunde-waldorf.de/en/waldorf-worldwide/waldorf-education/waldorf-world-list.html

Waldorf Kindergartens
No mundo há aproximadamente 2000 Jardins de Infância Waldorf. Mais informação no site da International Association for Steiner/Waldorf Early Childhood Association (IASWCE)

A Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB) é uma entidade civil sem fins lucrativos fundada em 1998. Sua finalidade é congregar e representar as escolas Waldorf em funcionamento no país. Essas escolas, por sua vez, são instituições filantrópicas e de educação regularmente constituídas que se dedicam, a partir de princípios científicos, à aplicação, ao incentivo e ao desenvolvimento da Pedagogia Waldorf, baseada na antroposofia, desenvolvida por Rudolf Steiner.
A educação Waldorf é uma forma única e distinta de educação, praticada mundialmente. Embora cada escola seja administrada independentemente, existem associações que se encarregam de prover recursos, publicar materiais, patrocinar conferências e promover a pedagogia, a fim de garantir sua integridade.

 


Federeação Escolas Waldorf

A ESCOLA WALDORF SÃO PAULO é reconhecida pela Secretaria da Educação e seu currículo abrange todas as matérias do currículo oficial, como língua portuguesa, matemática, ciências físicas e biológicas, história e geografia.
A dinâmica de apresentação desse currículo inclui outros conteúdos educacionais, que visam enriquecer a experiência de formação do aluno. Esse currículo complementar é estruturado de forma a atender às necessidades das várias fases de desenvolvimento da criança e inclui disciplinas como:
• Música: kântele, flauta, violino, percussão, coral e outros.
• Pintura: aquarela, carvão, giz de cera e outros.
• História da arte.
• Artes plásticas: desenho, modelagem, marcenaria.
• Trabalhos manuais: tricô, crochê, ponto-cruz, costura, macramé e tecelagem.
Além disso, euritmia, dança, jardinagem, teatro, astronomia, filosofia e duas línguas estrangeiras (alemão e inglês) complementam o currículo escolar.


Summary of Steiner education on Wikipedia
wikipedia
A 2009 newspaper article about Steiner education
theguardian

O currículo da ESCOLA WALDORF SÃO PAULO privilegia a formação do aluno, incentivando e encorajando a criatividade que nutre a imaginação e o pensamento livre.


O segredo consiste em ensinar a aprender. Dentro das possibilidades do currículo, as matérias teóricas, artísticas e práticas são agrupadas de forma que o trabalho em sala de aula permita alterná-las adequadamente, com intervalos que propiciem a assimilação duradoura do aprendizado e, ao mesmo tempo, aliviem o esforço intelectual empregado pelo aluno na tarefa de aprender.


O ensino é organizado pelas chamadas “épocas”. Cada uma delas  com duração de três a quatro semanas. Nesse período, uma matéria se converte em tema principal, em torno da qual são desenvolvidas outras disciplinas curriculares que a apoiam e a complementam, seguindo o principio da transdisciplinaridade.

Para a Pedagogia Waldorf, o exercício de emitir sons através da fala tem uma importância fundamental na formação do ser humano. Por isso, além da língua materna, ensina-se inglês e alemão. Inglês é a segunda língua de maior utilidade prática para um brasileiro; e alemão é indicado por ser um idioma essencialmente consonantal e radicalmente diferente da língua portuguesa.
A diferença de sintaxe, a predominância de vogais ou consoantes, os sons diferenciados conferem flexibilidade aos órgãos da fala e aumentam a capacidade de concentração e aprendizado. O aprendizado de outros idiomas permite também apresentar aos alunos a variedade cultural presente no dia-a-dia, para que eles se acostumem desde cedo a conviver e a respeitar as diferenças.


Vontade e transformação – estas são as premissas básicas que acompanham as aulas de trabalhos manuais do Jardim de Infância ao 9º ano. No Jardim, as crianças observam as professoras tricotarem ou bordarem belos trabalhos e, imitando seus gestos se deparam com a vontade de realizar pequenos feitos. Aos poucos suas mãozinhas vão ganhando habilidades e elas passam a fazer seus próprios trabalhos, que sempre são transformados em algo útil.


No ENSINO FUNDAMENTAL os trabalhos – e a vida – ficam a cada ano, mais complexos. São escolhidos de acordo com o desenvolvimento motor dos alunos, sendo sempre fundamentado com o currículo ou com a fase de desenvolvimento da criança. Os alunos aprendem tricô, crochê, bordado, tricô com cinco agulhas, costura manual, costura de máquina, macramé e tear, numa complexidade crescente.

Euritimia é a arte do movimento e tenta tornar visível o tom e o sentimento da música e da fala. É uma expressão artística e pedagógica que se aproxima da dança e na qual música e palavras se expressam por movimentos do corpo, para tornar as palavras e o canto “visíveis”. Euritima ajuda a desenvolver concentração, autodisciplina e senso de beleza estética. Esse treino de mover-se artisticamente com um grupo estimula a sensibilidade para o outro, bem como o domínio individual. As aulas seguem os temas do currículo, explorando rima, métrica, história, e formas geométricas.

Entre os 7 e 14 anos, o processo de aprendizagem acontece especialmente por meio da aceitação e do estímulo de uma autoridade. Principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a criança começa a experimentar a vivência fora de sua casa, e a sala de aula se transforma numa espécie de família, com sua própria figura de autoridade – o professor –, em uma analogia aos pais. Durante esse período de convivência é estabelecido um bom nível de comunicação, permitindo que o professor encontre a maneira mais adequada de auxiliar cada aluno em seu aprendizado individual.
HORdando bem com seu filho durante certo tempo, ela não considera desistir dele ou substitui-lo. Em vez disso, vai buscar saídas para melhorar sua relação com o aluno. Na prática, espera-se do adulto que assuma responsabilidade e tente mudanças. Nos raros episódios de incompatibilidade, a Escola tomará as medidas cabíveis em cada caso.


Jogos e esportes são parte integral de uma vida cultural e social das nossas escolas. Eles promovem agilidade física, graça, consciência social, autoestima e cooperação.

Um sistema educacional que visa à formação integral do ser humano não poderia se limitar a avaliar seus alunos com base em um levantamento formal que apresente resultados numéricos – ou seja, uma avaliação com abordagem meramente quantitativa. A Escola Waldorf São Paulo entende o processo de avaliação de modo mais amplo. Cada aluno é visto como um indivíduo que está adquirindo conhecimentos e aprimorando qualidades, ao mesmo tempo em que se esforça para superar suas dificuldades.

O intuito de uma avaliação qualitativa é que todos sejam motivados a dar o melhor de si, tendo como parâmetro a potencialidade de cada um. Os alunos são observados e avaliados por meio de trabalhos escolares, organização dos cadernos, redações, riqueza de pensamento, força de vontade, cumprimento dos deveres e, obviamente, a aquisição dos conteúdos formais.

A partir do 9º ano, já no ENSINO MÉDIO, os alunos passam a realizar provas formais de conhecimento. Ler questões, compreender o enunciado, organizar o pensamento e responder o enunciado proposto faz parte do processo de amadurecimento intelectual nessa faixa etária. Nesse contexto, a avaliação constitui-se em um instrumento pedagógico adicional no processo de aprendizagem, e não se reduz a uma mera formalidade, cujo objetivo único seria a promoção ou a retenção do aluno.

As qualidades únicas de cada criança podem ser observadas e descritas, mas nem sempre medidas. Ao final de cada ano letivo, os pais recebem um extenso relatório escrito.

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Pedagodia Waldorf

A pedagogia Waldorf é apontada pela UNESCO como "o modelo de pedagogia capaz de responder desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais".

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