Rua Baluarte, 111
Vila Olímpia - SP - Brasil
Fone: +55 11 3044-2000

Perguntas Frequentes

Escreva a palavra ou frase que deseja procurar e clique em Pesquisar

Geral

Educação

Pedagogia Waldorf

FAQs - Geral

Geral

A antroposofia é um campo do conhecimento que considera o ser humano em sua tripla dimensão: corpo, alma e espírito inserido no universo. Responde às indagações do ser humano moderno sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre as relações humanas para as quais a ciência atual ainda não encontrou respostas.
O pensador Rudolf Steiner defendeu que o mundo espiritual pode ser investigado empiricamente, da mesma forma que a ciência tradicional investiga o mundo físico, e assim contribuir para a compreensão do desenvolvimento da criança. A antroposofia tem a intenção de conhecer as leis que regem o espírito humano na vida ética, social e, mais amplamente, cultural.
O aprofundamento da natureza do ser humano e tudo o que o rodeia tende a levar a mais humanidade. Isto constitui a base da pedagogia das escolas Steiner.
No sentido mais amplo, antroposofia é humanismo. Não enxergar o ser humano de forma meramente pragmática e materialista, mas como ser que age no mundo de forma responsável para consigo e os outros. Em sua abordagem, a antroposofia o enxerga como ser espiritual que age no mundo por meio de suas sensações físicas e de seus sentimentos.

A ESCOLA WALDORF SÃO PAULO se estrutura em torno do aluno e de seu aprendizado. A partir dele irradiam-se as diversas esferas que englobam a escola, demonstradas pela imagem abaixo: o Corpo Pedagógico, representado pela Conferência Interna, a Mantenedora, representada pelos Conselhos Diretor e Fiscal; e a Comunidade de Pais, representada pelo Conselho de Pais. Grupos de trabalhos específicos são denominados de Comissões.

A Gestão Participativa da Escola vem sendo aprimorada e aprofundada no que diz respeito à gestão de recursos, definição de processos e harmonização constante das relações.

REPRESENTANTE DE CLASSE

O Representante de classe é um “porta-voz” da vontade maior de sua classe, com equilíbrio e imparcialidade diante dos assuntos provenientes do dia-a-dia. Cada classe deve ter dois representantes.

Atribuições
- Orientar os pais da classe no encaminhamento de suas demandas
- incentivar,  organizar e divulgar os eventos da classe (passeios, reuniões, palestras) junto aos demais pais de sua classe
- solicitar ao professor de classe ou tutor, quando necessário, reuniões de classe extraordinárias
- sempre que possível, procurar a solução das questões levantadas pelos pais diretamente com a professora/tutor ou em reunião de classe
- fazer contato de boas vindas aos novos pais na escola, no início de cada ano ou quando os pais novos entrarem.

Mandato
O mandato do Representante de classe é de dois anos para os dois representantes de cada classe. Sugere-se que a cada ano um seja substituído, de modo que todo novo representante seja acompanhado e orientado por um ano, e no ano seguinte passa a orientar e acompanhar o novo que chega. É este tempo de convívio que garantirá continuidade aos trabalhos e a necessária memória, tanto do histórico da classe quanto do Conselho de Pais.


CONSELHO DE PAIS

Critérios para composição
O Conselho de Pais é composto pelos Representantes de todas as classes da Escola e está aberto para a participação de pais que não sejam representantes de suas classes.

Atribuições
- atender os pais quando trouxerem questões orientando como elas podem ser encaminhadas para as esferas competentes
- incentivar o desenvolvimento do Conselho quanto aos princípios da antroposofia
- cuidar da coesão do próprio grupo
-comunicar o trabalho do Conselho de Pais nas outras esferas (Circular, reuniões, reunião de Pais Novos e Eventos)
- motivar o envolvimento de toda a comunidade de pais nas Comissões
- definir questões a serem levadas para a Reunião Integrada
- estar pronto para ajudar na organização e divulgação de todos os eventos da Escola: festas, encontros, reuniões, fóruns, palestras, etc.
- estar atento para demandas, necessidades, problemas, e encaminhá-los para resolução, eventualmente criando comissões de trabalho específicas compostas de pais do conselho e outros membros da comunidade (pais, professores, funcionários)
- manter contato periódico com as outras instâncias da administração: Mantenedora e Conferência Interna, para garantir a gestão trimembrada da Escola
- ressalvados os aspectos éticos, manter os demais pais informados sobre questões discutidas nas reuniões do Conselho de Pais
- fazer-se representado nas grandes reuniões, tais como Integrada, fóruns, palestras, assembleias e reuniões do dia-a-dia.

Estrutura Organizacional>> Estrutura & Gestão

Os pais dos nossos alunos são sempre bem-vindos a participar do dia-a-dia da instituição. Durante o ano realizamos diversos eventos para os quais toda a comunidade está convidada.
Periodicamente, a ESCOLA WALDORF SÃO PAULO promove encontros, debates e palestras sobre antroposofia e pedagogia.
Participar desses momentos ajuda os pais a entender com que visão de mundo – e com que cuidados – seu filho está sendo educado. Os pais também podem participar do Conselho de Pais (representantes de classe) e das Comissões, que cuidam de assuntos específicos, como ambiente físico, bolsas de estudo, marketing, captação de recursos e bazar, entre outros.

Associação de Pais

Além disso, promovemos o curso ESCOLA DE PAIS, que acontece às quintas-feiras, quinzenalmete. O envolvimento dos pais também é vital para o aprendizado e o desenvolvimento da criança.

Uma instituição independente, especializada em pesquisa sobre formação, realizou em 1999 um estudo de 1.586 ex-alunos de escolas Rudolf Steiner na Suíça. A idade média foi de 23 anos e o resultado mostra que a maioria desses ex- alunos se sentia bem preparado tanto para a escolha da profissão, quanto para o sucesso de seus projetos no futuro. Para a  pergunta sobre quais recursos foram mais desenvolvidas na escola, os alunos responderam em ordem de importância: a autonomia, a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e o pensamento sintético.

Estudantes Waldorf na América do Norte foram aceitos e graduaram em diversas instituições de ensino e universidades, incluindo Stanford, UC Berkeley, Harvard, Yale, Brown, e as principais universidades do Canadá. Eles ocupam grande diversidade de profissões e ocupações, incluindo medicina, direito, ciência, engenharia, ciência da computação, tecnologia, artes, ciências sociais, governo e educadores de todos os níveis.

De acordo com relatório publicado pela Unesco, os resultados dos alunos saídos das escolas Waldorf da Alemanha são impressionantes. Em 1990, quase o dobro de alunos de escolas Rudolf Steiner (57,5%) alcançou a qualificação necessária para os estudos universitários do que os alunos do mesmo ano freqüentando escolas estaduais.

Uma pesquisa quantitativa anterior com ex-alunos das escolas alemãs Rudolf Steiner (nascidas no ano 1940-1941) revelou diferenças significativas entre este grupo e um grupo controle nas seguintes áreas: mobilidade geográfica e social superior; atividades de lazer mais pronunciadas nas áreas de leitura; o interesse pela arte; a prática de um instrumento musical e habilidade em artesanato; e um interesse na formação contínua.

Um recente estudo qualitativo das biografias de ex-alunos de uma escola Rudolf Steiner (Hibernia Escola em Herm, Alemanha) também mostrou que estes alunos estavam mais bem equipados para enfrentar o desafio da vida e, em particular, mais capacitados para lidar com tarefas técnicas. Eles mostraram uma maior autoconfiança e ampla variedade de interesses, estavam abertos a novas idéias e foram particularmente dispostos a aceitar responsabilidades sociais.

RECEBA NOSSAS NOTICIAS

Certifique-se de que você não perca interessantes acontecimentos, inscreva-se na nossa newsletter.

Subscrição efetuada!

Perguntas Frequentes

Pedagodia Waldorf

A pedagogia Waldorf é apontada pela UNESCO como "o modelo de pedagogia capaz de responder desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais".

Parceiros da Educação

Associação Parceiros da Educação para a Vida possui o título de:

           

Conecte-se conosco

Siga-nos e entre em contato.

 EWSP facebook   EWSP - Yooutube

Contate-nos

Estamos localizados na Cidade de São Paulo

Rua Baluarte, 111 - Vila Olímpia