Uma compreensão diferenciada das fases evolutivas da infância e da adolescência.

fundamental II No Ensino Fundamental II, as áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Geometria passam a ser trabalhadas por um professor especialista.

Ao acompanhar a turma, o professor de classe pode observar a evolução de cada um dos seus alunos; esse contato frequente faz dele uma presença constante na vida da criança: “meu” professor ou “minha” professora tornam-se tão importantes quanto os próprios pais.

Lecionando muitas disciplinas, o professor pode atingir os alunos sob vários ângulos. Essa diversidade possibilitará que cada criança se revele e seja atingida.

Sem dúvida, o professor de classe tem uma função muito importante na Pedagogia Waldorf, entretanto todos os professores que lecionam numa classe devem trocar impressões sobre os alunos para decidir com propriedade sobre as atitudes a serem tomadas, observar as necessidades dos educandos e garantir eficiência no processo de ensino-aprendizagem. 

O currículo do Ensino Fundamental inspira-se nos princípios antropológicos da Pedagogia Waldorf, embasados na Antroposofia, que leva a uma compreensão diferenciada das fases evolutivas da infância e da adolescência, no decorrer das quais se desdobram e se transformam as relações com o mundo e a disposição para o aprender.

O currículo Waldorf desenvolvido no Ensino Fundamental é composto por um Núcleo Comum e uma Parte Diversificada para atender às peculiaridades locais, aos Parâmetros Curriculares Nacionais e às diferenças individuais dos alunos. 

O Núcleo Comum compreende as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. A Parte Diversificada é composta por Inglês, Educação Física, Música, Alemão, Artes Aplicadas, Dança e Euritmia.

Respeito à faixa etária

Os conteúdos são desenvolvidos levando em consideração a faixa etária dos alunos, ou seja, a composição de cada série obedece estritamente ao princípio da idade e não uma norma de regimento absoluto ou qualquer diretriz não pedagógica.

Ensino em época

Segundo o princípio de unidade formativa transdisciplinar, o ensino em época facilita a concentração e maior amplitude para cada tema tratado, possibilitando maior eficiência e apropriação dos conhecimentos.

Para garantir a necessária interdisciplinaridade, as aulas dos diferentes conteúdos programáticos são distribuídas em épocas e aulas regulares. Dessa forma, o ensino está articulado para cumprir o exigido por lei ao longo do ano. 

A época é composta de 2h/aula, ministradas todos os dias, durante 15 ou 20 dias letivos. A aula regular tem a duração de 45 minutos.

Professor de classe

Esse professor acompanha os alunos por quatro anos, podendo seguir até o 8º ano.